Com informações do blog de Nill Junior:
Após a denúncia do blog de que vacas prenhas estão sendo abatidas sem qualquer fiscalização no Matadouro Municipal de Tabira, a Adagro -Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - o informou nesta semana que irá buscar explicações da Secretaria de Agricultura de Tabira e do veterinário responsável pelo abate de animais. O vídeo com imagens de filhotes descartados no lixo vem causando grande repercussão na internet.
A divulgação do vídeo no YOU TUBE levou a outra denúncia, através de comentários deixados pelos leitores do blog: A utilização de "cama de frango" para alimentação de animais, na região: “No Pajeú, existe o livre comércio de cama de frango que é proibido no país inteiro. No sertão do Pajeú a Adagro faz vista grossa. Quando ocorrer o primeiro caso de doença da vaca louca, o Brasil não vai poder exportar (sic) ”, disse uma visitante.
Em nota ao blog de Nill Junior nesta sexta-feira, 25, a Adagro informou que a fiscalização em matadouros municipais é responsabilidade da Prefeitura local. Nenhuma atitude pode ser tomada contra o médico veterinário contratado pela prefeitura que estaria permitindo que esse tipo de abate ocorresse (vacas prenhas abatidas no Matadouro Municipal e os bezerros em dias de nascer, descartados).
Já a respeito da denúncia de comercialização de “cama de frango” na região, feita por uma estudante de veterinária ao blog, a Adagro também esclarece que não há legislação que proíba a comercialização da cama de frango no país. Pelo contrário, ela é permitida. No entanto ela só pode ser utilizada como adubo. A comercialização para alimentação de ruminantes é proibida. “Mas como ela pode ser vendida legalmente para ser utilizada como adubo, a fiscalização torna-se difícil".