quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Músicos e artistas questionam Eduardo Campos sobre a programação do carnaval


Fonte: DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Oito associações de artistas e músicos de Pernambuco entregarão ao governador Eduardo Campos amanhã, às 10h da manhã, uma carta para solicitar esclarecimentos sobre os critérios utilizados na composição da programação de shows de carnaval promovidos pelo governo do estado em 2011.
Segundo eles, houve um descumprimento em relação ao edital de contratação de bandas e cantores. Eles também pretendem levar o documento para a Assembleia Legislativa. Uma manifestação será realizada às 15h no Pátio do Livramento.
Para a próxima segunda, está prevista uma "mobilização em luto pelo que está acontecendo com a cultura pernambucana", com todos vestidos de preto.

Leia a carta na íntegra:

Governador do Estado de Pernambuco,

Nós, músicos, compositores, produtores musicais, arranjadores, auto-produtores, produtores culturais, pesquisadores pernambucanos, representantes de entidades civis e artísticas, entidades, associações, sindicatos e coletivos com atividades voltadas para área musical, reunidos na Torre Malakoff, no dia 24 de fevereiro de 2011, das 09 às 12h.

Considerando a importância da atual historia da música pernambucana como extensão representativa da sociedade civil, organizada, para construção e implementação de políticas públicas voltadas para o segmento musical como meio de intensificar possibilidades inerentes a tais profissionais;
Considerando a necessidade de continuarmos avançando nos aspectos atinentes a toda cadeia produtiva da música, sobretudo na busca da auto-sustentabilidade da produção musical local, com atenção a seguinte síntese indicativa:

- Valorização e valoração do Profissional, apoiando suas entidades representativas e coletivos.
- Eventos democratizadores (igualdade de possibilidade de trabalho, entre todos).
- Fundamentar ações para Geração de Renda entre músicos, como meio de fomentar nova consciência artística.

Considerando os compromissos assumidos pelo Governador durante o período de campanha eleitoral, dos quais, dentre outras conquistas, temos o instrumento de Edital Público tem sido a regra;

Solicitamos esclarecimentos sobre:
1) Descumprimento do Edital de Convocação publicado pela FUNDARPE/Secretaria de Cultura para contratação de artistas para o Carnaval/2011;
2) Como se deu a formatação da grade programação do Carnaval/2011 divulgada recentemente pela EMPETUR, cujo conteúdo encontra-se em desacordo inclusive dos principio norteadores da política cultural construida nos últimos anos.

Representantes de entidades civis, artísticas e produtores do segmento musical reunidos na Torre Malakoff, no dia 24 de fevereiro de 2011, avaliaram o processo de seleção da grade de programação do Carnaval de Pernambuco. Entendem que esta grade divulgada representa um retrocesso à política cultural construída nos últimos anos pela sociedade civil e poder público.
Solicitamos a V. Ex. esclarecimentos sobre o processo de seleção que inclusive desrespeitou o edital de convocação dos grupos musicais publicados pela FUNDARPE.

Recife, 24 de fevereiro de 2011.

Paula de Renor - APACEPE
Tereza Accioly -SOFOPS (Sociedade dos Forrozeiros)
Luciano Brayner - COMISSÃO SETORIAL DA ESCUTA DA MÚSICA DE PERNAMBUCO
Gabi Apolonio - MOVIMENTO DO SAMBA DE PERNAMBUCO
Marcia Xavier - UBC (União Brasileira de Compositores)
Alex Mono - FÓRUM PERMANENTE DA MÚSICA DE PERNAMBUCO
Ivonaldo Von - Ass. Das Orquestras de Frevo do Estado de PE (FREVO PE)
Betinho - Movimento Popular (Grupo COMPASP)


Via RAIMUNDO PAJEÚ :  Na Internet e através de e-mails das redes de articulação cultural, artistas e representantes de entidades da área têm protestado e manifestados sua indignação com o retrocesso que representa a programação do Carnaval pernambucano deste ano:


Caros Amigos,
no ano de 2009, escrevei em meu blog que estava sendo criado no Recife o CARNAVAL COONTEMPLATIVO, com o povo parando de dançar para ver os "artistas coonvidados" nos palcos da multicuturalidade que beneficia apenas o lado dos poderosos. Eu até dizia que estávamos vivendo o carnaval do PAC - POVO ACOCORADO E CONTENTE. Não é de hoje que estão usando uma linguagem "científica", gerada por antropólogos acima do Equador para justificar o apequenamento de nossas tradições: Faz mais de duas décadas que não se ouve falar de Zé Pereira; agora não se tem Rei Momo por parecer ser politicamente incorreto para os rins do atual alcaide. E aos poucos matamos o frevo, esprememos os Blocos Líricos, e temos deixado que técnicos matem nossos maracatus - de Baque Virado e de Baque Solto -, nossos Caboclinhos, as troças e clubes mistos exigindo que eles se comportem como as escolas de sambas. Aproveito a oportunidade para pedir que comecemos a mudar essa idéia de premiar os grupos que mais se pareçam com as cortes européias. Vamos aproveitar a oportunidade para voltar a sentir o cheiro do povo, pois esse pessoal que chegou ao poder no Recife e em outras instâncias culturais de nosso Estado está mais para o Figueiredo.

Viva os Guerreiros do Passo

Vivam os Blocos Líricos
Vivam os Maracatus de Nação
Vivam os Maracatus de Rurais de Orquestra
Vivam todos os Frevos
Viva nosso Carnaval


seu de Sempre - Biu Vicente

[]


De: Humberto Maia [mailto:humberto.maia@gmail.com  Para: 'Roberto Silva de Souza'  - Assunto: RES: SERA MESMO QUE UM DIA A GENTE CRIA VERGONHA?
Sr. Roberto, Desculpe mas não entendi...
Em 2006 eles prometeram democracia, participação, inserção etc. etc. etc. ... pra 2007. Em 2007 pra 2008. Em 2008 pra 20009. Em 2009 pra 2010. Em 2010 pra 2011... O senhor está propondo esperar por 2012? É isto mesmo ou estou enganado?
Inconformismo? Não! Nós estamos é putos mesmo!  Atitude? Isto é uma ação deliberada, dentro de um projeto, fulcro de uma política de terra arrasada, nivelando por baixo.
Colocamos no poder, sim! Mas não lhes demos carta branca para entregar a política cultural a esses energúmenos sapadores das nossas tradições. Não nos resta outra saída...? Pô! Sem comentários...
Basta apenas...? Idem! Feliz Carnaval 2011? Para quem, seu Roberto? Para quem? O senhor sabe? É por estas e outras que tais que estamos no que estamos!
Com todo o respeito... e perplexidade!
Humberto Maia
[]
SAUDADES DO CARNAVAL 2010
Gente minha,
Não me desculpem se acaso incomodo. Pra incomodar é que eu escrevo. Não sou de muita escrita, não tive aula de retórica, sou fraco de argumentação e falar nem é uma coisa que aprecio tanto no meu dia vulgar, mas me arvoro às letras quando entendo que tem precisão de que alguém se manifeste.
Antes de mais nada quero deixar claro que, acanhado como o quê, não sou dono de Maracatu, não danço em afoxé, não toco nem berimbau, nunca desfilei em nada, não tenho banda de rock, desafino para caramba e já sei, não é de hoje, que para nada disso eu tenho jeito. Nascido e criado nesses bairros pobres de “Marré-Descê” não tive incentivo de meus pais, nem de tios, nem de avós, para ser brincante. A preocupação máxima de minha mãe era com a nossa educação (a minha e a de meus quatro irmãos) em escola pública, no tempo que escola pública (ou qualquer outra coisa que carregasse esse adjetivo) tinha alguma qualidade. Também nunca fui muito longe no currículo: não administrei nada que não fosse meu, nada além de minha casa velha, nunca sonhei ser vereador, deputado ou exercer qualquer cargo público neste ou em qualquer outro mundo. Meu pai dizia que “político é ladrão” e desconfio às vezes que a máxima continue valendo. Trabalho duro para levar avante a minha vida igualmente dura. E sou desses a quem se costuma chamar de “Zé Ninguém”, desses que entram mudos e saem calados, gente de paz, pacífica, que faz de tudo para não entrar em briga, que dá um boi para ignorar o espinho.
No entanto, eu hoje quero falar, se me permitem; quero escrever para não morrer entalado, pra não ter derrame, enfarto ou coisa assim. Quero dizer a quem interessar possa, embora a minha fala não tenha a envergadura de quem muito sabe, que esse Zé Ninguém aqui, apesar de todo acanhamento, gosta muito, mas muito mesmo de carnaval (também de São joão, também de natal), mas muito mais das folias de Momo, gosta de ver, gosta de sentir o frevo bem de pertinho, o côco, a ciranda, o Elefante, a Pitombeira, gosta de ver Alaursa, gosta de desfile de troça, gosta de estar lá para sentir um tanto que seja a vida sambando, brincando de ser, pintando o fucinho, se enfeitando as carnes, no calor dos dias fervidos, gosta porque gosta, não por ter sido ensinado, por ter aprendido em canto nenhum senão nas ruas, nas ladeiras de Olinda, nas vielas do Recife antigo.
Gosto porque desde menino vejo, assisto, estou junto. E no que pude incentivar os meus filhos a participar, a gostar, a sentir, eu incentivei. O meu menor, por exemplo, tem 10 anos de idade e tirem tudo dele , mas não tirem o frevo por que se tiram, o fim do mundo se anuncia. Ele tá na escola de passista, ele quer carnaval.
Ontem, quando me mostraram a programação do Governo de Pernambuco, não entendi muito bem o porquê. Alguém aí sabe me explicar? Parece que voltamos pelo menos dez anos no tempo, é uma nojeira do tamanho de um trem. Cadê as coisas boas que ano passado vi em Pesqueira? Cadê os cortejos e as fanfarras? Cadê os maracatus de baque solto? Os tambores do virado? Cadê o povo da gente de novo nas ruas, nos palcos? Eu quase chorei. Sério! Fiquei pensando um bocado: quem foi mesmo que venceu as eleições últimas? Terá sido Jarbas? Porque Jarbas, pelo que lembro, Cadoca, gente sem um pingo de entendimento do que seja cultura popular, é quem patrocinavam esse tipo de coisa: André Rio? Art Popular? Big-Big Samba Club? Arreia Lenha? Bichinha Arrumada? Só faltou o tal Marrom dito Brasileiro para completar a parada.
Há pouco menos de um mês li uma reportagem (acho no JC) com o seu João do Elefante na primeira página do Caderno Viver, ele lá dizendo que o carnaval desse ano ia ser bem ruinzinho. Ruinzinho, seu João? Vai ter de melhorar muito para chegar a ruinzinho. O carnaval desse ano vai ser impossível! Quando a gente achava que as coisas estavam finalmente começando a encontrar os seus eixos, a porcaria volta dobrada. Eu, sinceramente estou chocado! Que é isso, pelo amor de Deus? E ninguém diz nada? Pelo menos nada saiu nos jornais, nem uma queixa que fosse.
Então, por isso, só por isso, pela cara triste do meu filho menor, pela festa regredida, pelo carnaval monocromático, pelo seu João do Elefante, eu resolvi escrever. Quem puder que me dê uma luz. Saudades eu tenho de outros carnavais... acho que o do ano passado já me faz muita falta... e nem faz tanto tempo assim que ele passou.
Ledvaldo Leandro de Andrade
[]
Assunto: RE: UM CARNAVAL DO RETROCESSO PENAMBUCANO! UM CARNAVAL DE SOFISMAS E DECEPÇOES.

É isso aí Rinaldo, Sandrinha, pessoal do Passo do Carnaval.! Estou com vergonha de mostrar o Carnaval do meu estado e da minha cidade ao povo que vem de fora ver as músicas, as danças, os artistas, as agremiações, enfim a cultura pernambucana!
Já fiquei de queixo caído quando vi que o Bal Masqué, o mais antigo e tradicional baile de máscaras do país, tinha virado uma micareta. Depois o Baile dos Artistas trazendo lixo que nem a mesmo a Bahia quer mais. A escandalosa retirada do Rei Momo do carnaval!!! O Galo da Madrugada com Calypso, Saia Rodada e nem sei mais o quê... Quando saiu a programação do Recife, quase fui para o hospital, depois não acreditei que estava mesmo lendo a programação de Pernambuco (Empetur)...
Bom, isso foi o que me lembrei... No Facebook a revolta é geral! Só nos resta ir às ruas, fazer passeata de protesto... 
Abraços frevorosos,
Josué
Folião do Cordas e Retalhos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...