Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Música, dança e poesia marcam o encerramento do IX Festival Literário do Sertão


O último dia do IX FLIS – Festival Literário do Sertão, promovido pela Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes, Cultura e Turismo, em parceria com a Sociedade dos Poetas, Escritores, Compositores e Artistas de Sertânia – SAPECAS, levou a Caravana Cultural à Fazenda Conceição, pertencente a Ulysses Lins, que foi palco das suas memórias e é tão lembrada em sua obra. 

A Caravana Cultural mostrou o trabalho que vem sendo realizado pela Escola Municipal de Música, Teatro e Dança com crianças e adolescentes sertanienses. A tarde começou com a apresentação do grupo “Feijão de Cordas”, formado por alunos da Escola de Violão, que apresentaram um repertório eclético, tocando ritmos variados intercalados com poesia. O grupo fez uma homenagem a Ulysses Lins e emocionou o público presente. 

Em seguida, o Grupo de Danças Folclóricas Professora Elisabete Freire apresentou o Folguedo Junino, relembrando os festejos juninos do Nordeste, tão valorizados na prosa e nos versos de Ulysses. Houve também o “Sarau dos Sertões: Exaltação à Poesia Sertaneja”, com participação de poetas de Sertânia e Tabira, que declamaram sonetos, décimas, quadras e poemas de Ulysses Lins, fazendo uma verdadeira homenagem poética ao trovador. 

Therezinha Lins (filha de Ulysses) e Leonardo Lins (Neto de Ulysses) agradeceram em nome da família pela homenagem feita a Ulisses no Festival Literário. “Estamos muito felizes com essa homenagem, um reconhecimento à belíssima obra de Ulysses Lins, obrigada pela participação e atenção do público. A Fazenda Conceição estará sempre de portas abertas para todos que queiram pesquisar, estudar e conhecer melhor a obra de Ulysses Lins”, disse Therezinha. 

O prefeito Guga Lins falou da importância de Ulysses para a literatura sertaneja e enfatizou o grande trabalho feito com jovens e crianças nas escolas da Secretaria de Juventude, Esportes, Cultura e Turismo. “É uma satisfação vê o resultado do trabalho feito com os jovens integrantes das escolas de artes de Sertânia, que nos proporcionaram um show de cultura e poesia, valorizando ainda mais o legado deixado por Ulysses Lins, referência de poesia e memória para o Moxotó, para Pernambuco e para o Brasil”, disse Guga Lins. 

O evento foi encerrado com a apresentação da Escola de Sanfona, que mostrou clássicos do forró nordestino e fez todos cair no forró. O IX FLIS, objetiva criar condições para a produção, divulgação e a recepção da poesia regional e da literatura infantojuvenil através de atividades que garantam a participação e interatividade dos alunos das escolas públicas e de toda população. / Fotos e Informações da Assessoria de Comunicação de Sertânia






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

É MAIS TARDE DO QUE VOCÊ IMAGINA.... MAS CUIDA NA VIDA, ANTES TARDE DO QUE TARDE DEMAIS