segunda-feira, 14 de maio de 2007

HOJE TEM FORRÓ NO CÉU


O Nordeste está mais triste hoje com a morte de Marinês, voz marcante da música brasileira, nossa RAINHA DO XAXADO, RAINHA DO FORRÓ. Ao contrário dos outros estilos de música brasileira onde se pode enumerar muitos nomes de vozes femininas, o forró possui ainda hoje poucas intérpretes. Nesta rara galeria, Marinês foi um das pioneiras e influenciou com seu estilo e sua personalidade marcantes toda as gerações posteriores de forrozeiras.

"Filha do ex-cangaceiro do bando de Lampião Manoel Caetano de Oliveira e da dona de casa Josefa Maria de Oliveira, dona Donzinha, a menina Maria Inês Caetano de Oliveira nasceu em 1936, em São Vicente Ferrer, Pernambuco. Mas criou-se na Paraíba em Campina Grande, para onde a família se mudou em 1940. Ali viveu a infância, a mocidade, o começo da carreira e a união com o sanfoneiro Abdias.
As músicas que mais atraiam a sua atenção eram os sucessos do Rei do Baião, divulgadas pelo altos falantes em postes das difusoras de Campina Grande. Qui nem Jiló, Respeita Januário, Xanduzinha, No Ceará não Tem disso não e Asa Branca, eram apenas algumas músicas que ela já sabia de cor por lhe tocarem a alma de sertaneja.
A primeira vez que viu "seu"Luiz , influência capital no desenvolvimento de seu estilo foi em 1950 , comício para escolha do Governador da Paraíba. Luiz Gonzaga estava animando o comício do candidato Argemiro de Figueiredo e do candidato a senador pela UDN Pereira Lyra, que encomendaram a ele e a Humberto Teixeira a música da campanha, chamada "Paraíba", hoje considerado uma espécie de segundo hino do estado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...