segunda-feira, 23 de maio de 2011

Marcações de Quadrilha Junina

Está chegando o mês de junho e não pode faltar nas festas juninas o momento da quadrilha.  Num salão, num terreiro, na praça, no clube, na escola, todo mundo quer fazer sua quadrilha junina.  Como muitos me pedem uma lista dos passos mais tradicionais da dança, eis aí uma amostra: 


1. Vamos entrando!
Os pares entram de braços dados no arraial, as damas a esquerda dos cavalheiros. Depois, damas e cavalheiros se separam, formando uma fila de cada lado.
2 - Cavalheiros cumprimentam as damas!  Com os braços atrás das costas, os cavalheiros se aproximam de suas damas e as cumprimentam tirando os chapéus. Depois, voltam de costas para os seus lugares.
3 - Damas cumprimentam cavalheiros!  Agora é a vez das damas irem até os cavalheiros para cumprimentá-los. Elas também voltam de costas para os seu lugares.
4 - Balance - As duas filas se aproximam e os pares ficam frente a frente, dançam juntos, girando sem sair do lugar.
5 - Começa o passeio! De braços dados, os casais saem andando até formarem um círculo.
7 - A grande roda! Todos formam uma roda e giram para a direita.
8 - Damas ao centro! As damas passam para dentro do círculo formando uma roda. As damas giram para a direita e os cavalheiros para a esquerda.
9 - Cavalheiros procuram suas damas! As damas param e os cavalheiros continuam rodando até alcançarem suas companheiras. Eles param a direita delas.
10 - Coroar!   De mãos dadas, os cavalheiros levantam os braços, passando-os por cima da cabeça das damas. Depois, damas e cavalheiros giram para a direita.
11 - Cavalheiros ao centro!  Todos formam a grande roda de novo. Depois, os cavalheiros passam para dentro do cí rculo e giram para a direita. As damas giram para a esquerda.
12 - Damas procuram seus cavalheiros! Cavalheiros param e damas continuam rodando até alcançarem seus parceiros. Elas param a esquerda dos seus cavalheiros.
13 - Coroar! De mãos dadas, as damas levantam os braços passando-os por cima da cabeça dos cavalheiros. Todos giram para a direita.
15 - Caminho da roça! Todos saem dançando, sempre em fila.
16 - Olha a chuva!Cobrindo a cabeça com as mãos, todos dão meia-volta e começam a andar para o outro lado.
17 - É mentira! Todos voltam dizendo "Aaahhh!".
18 - Olha a cobra! Os dançarinos pulam, gritam e dão meia-volta.
19 - Já mataram! Os participantes voltam dizendo "Aaahhh!"
20 - Continua o grande passeio! De braços dados, os casais formam uma fila e passeiam em ziguezague
.

a) Beija-flor! - As damas estendem a mão direita para o cavalheiro beijar.
b) Voa andorinha! - Os cavalheiros dão um passo pra trás. Sem largar a mão da dama, ficam semi-ajoelhados. As damas dão duas voltas pela esquerda, balançando o vestido com a outra mão. Eles levantam.
c) Voa gavião! - Os cavalheiros enlaçam a cintura da dama, com a mão direita. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão duas voltas para a direita.
d) Dança da vassoura! - Uma das damas (a noiva) não participa e um dos cavalheiros fica sem par. Ao ouvir o comando "Trocar de dama!" ou "Changê de dama!" os cavalheiros trocam de par. Quem sobrar, dança no meio da roda com a vassoura.
e) Destrocar de dama! - Ao ouvir o comando os cavalheiros voltam para seu par.
f) Anavan tur! ( Avantur) - A dama e o cavalheiro dançam como no comando "Tur" (O cavalheiro abraça a cintura da dama, com a mão direita. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão uma volta para a direita) Após uma volta, a dama passa a dançar com o cavalheiro da frente.
g) Mais uma vez! - O comando é repetido até que cada dama tenha dançado com todos os cavalheiros e alcançado seu par. (Se for dado o comando "Passar dois!" ou "Passar três!", passa dois ou três cavalheiros à frente. Se retornar ao "Passa um!", continuar repetindo "Mais uma vez!")
h)CAMINHO DA ROÇA: (Vários comandos podem ser acrescentados nesse passo)
i) Caminho da roça! - Damas e cavalheiros formam uma só fila e todos batem palmas. Ela fica à frente do seu parceiro. Caminham pra direita, balançando os braços. A fila deve deslizar como uma cobra pelo chão
j)TRENZINHO ou CARACOL: (Escolher um só)
Trenzinho! - Damas e cavalheiros formam uma só fila, colocando as mãos nos ombros de quem estiver à sua frente. A 1.ª pessoa da fila (o guia), coloca as suas por cima dos ombros e segura as mãos de quem estiver atrás dela. Caminhando pra direita, a fila segue fazendo curvas grandes e movimentos e barulhos de um tremDesfazer - Voltam para o "Caminho da roça".
Caracol! - Damas e cavalheiros formam uma só fila, colocando as mãos nos ombros de quem estiver à sua frente. A 1.ª pessoa da fila (o guia), coloca as suas por cima dos ombros e segura as mãos de quem estiver atrás dela. Caminhando pra direita e balançando os braços, a fila segue fazendo curvas grandes.

l)CESTINHA DE FLORES:Damas e cavalheiros formam uma só fila. Elas levantam os braços, passando-os por cima dos ombros com a palma das mãos para cima. Os cavalheiros que estão atrás seguram as mãos da dama e continuam a caminhar.
m) Desfazer cestinha de flores! - As damas abaixam os braços.
n) Preparar o changê! - Todos param de andar e ficam no "Balancê". O cavalheiro dá a mão direita à parceira.
o) Changê! - Os cavalheiros rodam a dama pela sua esquerda, passando-as para trás. E a cada sinal do marcador, largam as mãos dela e vão pegar as da dama da sua frente, até reencontrar o seu par.
 p) Preparar o caranchê! - Todos param de andar e ficam no "Balancê". As damas ficam de frente aos cavalheiros. Eles seguram com a mão direita, a mão direita delas.
q) Caranchê! - Os cavalheiros puxam a dama para trás, indo com a mão esquerda, pegar a mão esquerda da dama que se aproxima, passando de uma dama para outra, em zigue zague. Damas e cavalheiros andam em sentido contrário até reencontrar o seu par.
r) Desfazer o caranchê! - Todos param de andar. As damas desviram.
s)ESTRELA ou CRUZ DE MALTA : (Antes do início da quadrilha, os pares são marcados pelo número 1 ou 2)
t) Primeiras marcas ao centro! - Apenas os pares do grupo 1 vão ao centro. E dividem-se em grupos de dois pares. As duas damas dão as mãos, segurando-se na altura do antebraço. Os cavalheiros seguram os punhos de suas damas. Os pares do grupo 2 permanecem no "Balancê".
u) Primeiras marcas pra direita! - Os pares do grupo 1 rodam pra direita ao ritmo da música.
v) Segundas marcas, preparar! - Apenas os pares do grupo 2, nas laterais, dividem-se em grupos de dois pares. As duas damas dão as mãos, segurando-se na altura do antebraço. Os cavalheiros seguram os punhos de suas damas. Os pares do grupo 1 permanecem rodando.
x) Segundas marcas pra esquerda! - Os pares do grupo 2 rodam pra esquerda ao ritmo da música.
z) Preparar estrela! - Os casais do grupo 1 continuam rodando e os do grupo 2 vão-se infiltrando na roda, segurando-se nos punhos e formando rodas maiores. Os cavalheiros seguram nas mãos dos cavalheiros e as damas seguram nas mãos das damas, formando outro braço da estrela.
Estrela pra direita! - A roda desloca-se, ao ritmo da música, no sentido indicado pelo marcador.
Estrela pra esquerda! - A roda desloca-se, ao ritmo da música, no sentido indicado pelo marcador
Desfazer estrela! - Os casais do grupo 1 continuam rodando e os do grupo 2 vão saindo da roda e retornando aos seus lugares.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...