terça-feira, 8 de dezembro de 2009

QUARTA TEM DESAFIO DE CANTADORES EM EXU


O improviso e a criatividade dos melhores repentistas do Brasil vão abrilhantar a noite da quarta-feira (9) do projeto Viva Gonzagão, que este ano recebe o Festival Pernambuco Nação Cultural, organizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em Exu, no Sertão do Araripe. É quando acontece o XIX Desafio Nordestino de Poetas Cantadores, também com participação de emboladores e declamadores. O dia ainda conta com oficinas culturais, shows regionais e encontro de bandas filarmônicas.

A peleja entre os cantadores terá início às 19h, no Palco Regional, que fica na Praça de Eventos Francisco de Miranda Parente. De acordo com o regulamento da competição, a ordem das apresentações será sorteada na hora. Uma vez escolhida, a dupla terá que desenvolver os versos de acordo com um tema, que também só é conhecido segundos antes de começar o embate. Obrigatoriamente, os participantes deverão abordar três estilos da cantoria: uma sextilha (com estrofes de seis versos), um mote decassílabo (com 10 sílabas) e um gênero final (à escolha de cada competidor).

Uma comissão julgadora, com vasta experiência em cantoria ficará com a responsabilidade de eleger os melhores pares. Quem vencer leva um prêmio de R$ 5 mil. A cada colocação subseqüente, o valor do prêmio decresce R$ 200. As duplas concorrentes são Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira; Edvaldo Zuzu e Severino Dionísio; Gilberto Alves e Luciano Leonel; Valdir Teles e Raulino Silva; Daniel Olímpio e Chico Diassis; João Lourenço e Hipólito Moura; e Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano. O evento ainda conta com apresentações dos aboiadores Antônio Barbosa e Zito Alves, dos emboladores Estrela da Poesia e Bentevi Pereira, e dos declamadores Vassula Hermelinda, Iponax Vila Nova e Raudênio Lima.

Fonte: Assessoia de Imprensa - Fundarpe
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...