quinta-feira, 29 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA: Fotógrafa que teve câncer de mama tira a roupa em frente a famosos. A reação deles é surpreendentemente emocionante.

( Do site Curiosidades TD)


A campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda", do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), colocou vários artistas frente a frente com fotógrafa e diretora Meran Vargens que foi vítima dessa doença e precisou retirar as mamas. O resultado é emocionante, com direito a lágrimas e, sobretudo, o silêncio. Afinal, contra fatos não há argumentos. Sheron Menezes, Rafael Cardoso, Tande e Miá Melo são alguns dos vários famosos que aparecem no vídeo e ficam sensibilizados quando, no meio do bate papo, são surpreendidos pela atitude da sobrevivente, que retira sua camiseta para mostrar quem realmente é.   (VEJA O VÍDEO AQUI) 

Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mamaé o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No ano de 2010 ocorreram 49.240 novos casos decâncer de mama no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele. 

No ano de 2008 , 11.860 mulheres morreram por causa do câncer de mama e 125 homens também morreram por câncer de mama(www.inca.gov.br). O câncer de mama no homem é raro e representa menos de 1% dos casos, e o principal sintomas é um nódulo endurecido atrás do "bico" do peito , principalmente em pacientes acima de 50 anos de idade.


Existem diferenças nas taxas de incidência da doença entre as regiões do Brasil. A maior incidência ocorre na região sudeste. A medida utilizada para quantificar esta incidência chama-se taxa bruta , que corresponde ao número de casos para cada 100mil mulheres. Na região sudeste esta taxa é de 64.54 casos/100mil mulheres , região sul 64.3/100mil mulheres, região centro-oeste 37,68/100mil mulheres, região nordeste 30,11/100mil mulheres e região norte com a menor incidência 16,62/100mil mulheres. 

Estas diferenças provavelmente são decorrentes do fato já conhecida de quanto maior o desenvolvimento da região maior a incidência de câncer de mama. Isto reflete uma sociedade mais industrializada com consumo cada vez maior de uma alimentação inadequada, excesso de peso e talvez estresse.

Com a realização cada vez mais freqüente da mamografia tem-se diagnosticado o câncer de mama no Brasil em fases mais precoces o que aumenta as chances de cura. Hoje a maioria dos casos diagnosticados no Brasil não são mais em fases avançadas. Mas precisamos melhorar ainda mais, e isto será alcançado quando todas as mulheres tiverem acesso a mamografia de qualidade uma vez ao ano a partir do 40 anos de idade.  ( com informações da página Amigos & Tribos )
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...