terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dia Nacional da Leitura: temos o que comemorar?

por Valéria Martin Valls
Do site do Nassif


No Brasil temos várias datas comemorativas relacionadas ao livro e a leitura, são elas: o Dia Mundial do Livro (23 de abril), o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil (2 de abril), o Dia da Leitura (12 de outubro), o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Nacional do Livro (29 de outubro).

Especialmente sobre a comemoração do Dia Nacional da Leitura e da Semana Nacional da Leitura, no dia 12 de outubro, ela foi instituída pela Lei 11.899/09, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que afirmou que a iniciativa estimulará a convivência da sociedade com a produção literária do país, além de ter a intenção de enfatizar junto à sociedade brasileira a importância do cultivo do amor aos livros desde a infância.

Mas, de fato as crianças brasileiras têm contato com livros na família, na escola e nas bibliotecas? A leitura é um componente cultural da nossa sociedade? A cultura digital tem afetado o hábito de leitura das crianças, que já estão conectadas muito antes de serem alfabetizadas? Os jovens ainda se sentem atraídos pelo livro tradicional?

Nesse contexto, em pesquisa recente sobre a Leitura e Informação na cidade de São Paulo a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP apresentou dados muito relevantes: segundo a pesquisa, os principias meios de se informar sobre o que acontece na cidade são os Portais da Internet (34%), as Redes Sociais (26%) seguidos de perto pelos telejornais (25%), dentre outros meios, o que indica que a internet hoje é o grande canal de acesso a informação por parte dos paulistanos.

Outro dado interessante se relaciona à quantidade de livros lidos, que foi categorizada por formação: quem mais lê são os cidadãos com mestrado (15 livros) e pós-graduação (9), e na categoria jovem quem tem colegial incompleto (8) e primário incompleto (7).  A pesquisa ainda apresenta que o gênero literário mais lido é o de não-ficção (39%), seguido por ficção (35%), autoajuda/religioso (25%) e infanto-juvenil (1%), considerando que 40% dos entrevistados tem entre 20 e 29 anos.

A análise desses dados aponta para uma tendência: sim, os jovens ainda leem livros em formato tradicional, mas não podemos perder de vista que o fomento à leitura não se restringe somente ao aumento da produção editorial.

Livrarias não são bibliotecas!

Nas livrarias há um grande apelo comercial e a cada ano cresce exponencialmente o número de títulos disponíveis para venda, com o crescimento das FL´s (feiras de livros) espalhadas pelo Brasil. No caso das livrarias, há o incentivo ao consumo de livros que indiretamente pode estar relacionado sim ao aumento da leitura. Comprar livros pode não ser sinônimo de ler livros, já que não é incomum as pessoas acumularem grandes quantidades de livros não lidos...

As bibliotecas por sua vez devem ser espaços de mediação da leitura e da aprendizagem, ou seja, além de dispor de livros para empréstimo, a biblioteca é o local ideal para que crianças, jovens e adultos tenham contato com a leitura e com todo o universo da informação, ampliando sua visão de mundo e senso crítico. A biblioteca deve ser uma janela para o mundo: da cultura, da informação, da colaboração e da criação de novos conhecimentos!

Nesse sentido, a sociedade deve se posicionar para ampliar o número de bibliotecas escolares e públicas, garantido o acesso de toda à população a esses importantes equipamentos culturais e educacionais. Garantir o acesso à informação (que seria o mínimo) e mais do que o acesso, a ampliação do senso crítico dos cidadãos, que deveria ser uma política de Estado, independente do partido deste ou daquele membro do Executivo municipal, estadual ou federal.

A educação e a cultura devem caminhar juntas! Não basta instituir dias comemorativos que isoladamente não garantem políticas públicas a longo prazo. A sociedade deve se mobilizar nesse sentido, entendo que um pais democrático se sustenta por cidadãos conscientes do seu papel social e com uma visão de mundo mais colaborativa e igualitária.

O livro é e continuará sendo um importante instrumento para que isso aconteça. Mas não basta fornecer/vender livros, precisamos ampliar as oportunidades de “leitura do mundo” às crianças, jovens e adultos, especialmente com o advento das novas formas de interação digital, onde as relações e informações são fluídas e voláteis. É preciso mais interação e com certeza a leitura, o livro e as bibliotecas podem ser excelentes aliados nessa empreitada.

Valéria Martin Valls é Bibliotecária e Profa. Dra. em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, coordenadora e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP) e coordenadora de pós-graduação  do Núcleo de Ciência da Informação da FESPSP.

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