Em sua 20ª edição, evento homenageia os 50 anos do Movimento de Cultura Popular. Serão 10 dias de celebração com música, dança, teatro, circo, cinema, exposições e oficinas, de 15 a 24 de julho.
É chegada a hora da 20ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2010), que também recebe a terceira etapa deste ano do Festival Pernambuco Nação Cultural. Uma verdadeira maratona cultural, que este ano contará com 17 polos atrativos. Serão 10 dias de oficinas, fóruns de discussão, ações gastronômicas, shows, espetáculos de teatro e dança, exposições de arte e fotografia, mostra de cinema e circo. A celebração, que integra a lista dos mais conceituados festivais do Brasil, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO XX FESTIVAL DE INVERNO GARANHUNS.
Nesta edição, o FIG está homenageando os 50 anos do Movimento de Cultura Popular, que, de 1960 a 1964, durante o governo de Miguel Arraes e Pelópidas Silveira, revolucionou o sistema de educação e alfabetização do Estado por meio de uma articulação cultural. Durante o Festival, quem estiver por Garanhuns reviverá, de certa forma, este movimento, que teve como condutores e idealizadores grandes nomes da educação e da classe sócio-político-cultural pernambucana como Paulo Freire, Hermilo Borba Filho, Ariano Suassuna, Abelardo da Hora, Germano Coelho, Silke Werber, Francisco Brennand e tantos outros intelectuais atuantes na época.
Com o objetivo de valorizar e fomentar a cultura pernambucana presente nas quatro macrorregiões do Estado, todos os anos, o FIG atrai cada vez mais turistas, colocando as produções pernambucanas em interação com nomes da arte nacional e internacional. (LEIA MAIS)