TRIBUTO A VIRGOLINO - A CELEBRAÇÃO DO CANGAÇO acontecerá no dia 1º de agosto, um domingo, no Sítio Passagem das Pedras em Serra Talhada, Pernambuco.
Com o lema " No altar: os versos do poeta! No ofertório: os arreios dos cangaceiros! No coração da caatinga: A Celebração do Cangaço!" a programação homenageia os 15 anos de criação do GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO e terá INÍCIO ÀS 09 HORAS.
O celebrante será MONSENHOR ASSIS ROCHA (PADRE ASSIS), que foi inclusive um dos criadores do evento, quando o mesmo era pároco na região do Pajeú.
Participarão do evento:
PONTOS DE CULTURA: Ponto de Cultura Cabras de Lampião – Serra Talhada/PE; Ponto de Cultura Dançando nas Alturas – Tuparetama/PE; Ponto de Cultura da Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira/PE; Ponto de Cultura Caretas de Triunfo/PE; Ponto de Cultura Quilombolas do Sítio Travessão - de Carnaíba/PE.
GRUPOS: Grupo de Danças Raízes, da Escola José Bezerra de Andrade, de Taquaritinga do Norte/PE.
Grupo Mulheres do Cangaço do SESC – João Pessoa/PB; Grupo Dinâmico Cultural do SESC – João Pessoa/PB; Grupo Tenente Lucena do SESC – João Pessoa/PB;
ARTISTAS: Rui Grude; Dedé Monteiro; Neide Nascimento; Assisão; Rai di Serrat; Tico de Som; Humberto Cellus; Bacamarteiros;Violeiros repentistas.
HAVERÁ AINDA O “BARRACÃO DO CANGAÇO", ONDE SERÃO DISPONIBILIZADOS Livros de diversos autores, fazendo com que os participantes conheçam as mais destacadas obras literárias que abordam o tema; Filmes e documentários em DVD sobre Lampião e o Cangaço, oportunizando os visitantes a conhecerem a riqueza cinematográfica do assunto; Artesanatos em pedras, produzidos pelo Ponto de Cultura Cabras de Lampião; CDs com Coletânea de Músicas do Cangaço, resultado de pesquisa realizada, que levará o visitante a descobrir que dezenas de cantores da MPB, nos mais diversos gêneros e ritmos, gravaram músicas alusivas ao cangaço; Literatura de Cordel não faltará. Dezenas de obras, novas e clássicas, estarão ao alcance das pessoas, em preços bem acessíveis; Diversos tipos de lembrancinhas estarão expostos: camisas com estampas de Lampião, cartão postal, chaveiros, bornais estilo cangaceiro, peças em bisquí, artesanato em papel reciclado e madeira.
DURANTE O EVENTO HAVERÁ VISITAS – EM GRUPOS – GUIADAS, para a casa de dona Jacosa - onde nasceu Lampião; as pedras onde aconteceu o primeiro confronto armado entre os homens de Saturnino e os irmãos Ferreira; as ruínas da antiga casa grande da Fazenda Pedreira; passeio pela caatinga; visita ao Riacho de São Domingos.
Pensando em receber bem os visitantes que está sendo preparado um CARDÁPIO bem cangaceiro com Galinha de capoeira; bode assado e cozido;buchada de bode;arroz vermelho; rubacão; angu; farofa; mungunzá salgado e cuscuz.
Além dos moradores da zona rural de Serra Talhada, de Floresta do Navio, das imediações de Nazaré, estarão confirmadas as presenças de professores e alunos da UFRPE, UVA, Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada, da Faculdade Integrada do Sertão, das escolas da rede estadual e municipal, historiadores e pesquisadores de todo Brasil, filhos, netos, parentes de ex-cangaceiros e ex-volantes.
O Sitio Passagem das Pedras, fica situada a 35 quilômetros do centro de Serra Talhada, com acesso pela estrada do aeroporto e Rodovia Estadual Virgolino Ferreira da Silva (antiga estrada de Floresta).
O evento conta com incentivo do FUNCULTURA/ FUNDARPE /SECRETARIA DE EDUCAÇÃO / GOVERNO DE PERNAMBUCO
Mais Informações:
FUNDAÇÃO CULTURAL CABRAS DE LAMPIÃO
TEL: (87) 3831 3860 / 3831 2041 / 9918 5533 / 9921 0678
E-MAIL: CABRASDELAMPIAO@BOL.COM.BR
SITE: WWW.CABRASDELAMPIAO.COM.BR